Aprenda a vender mais e melhor parte 5
No artigo anterior a este falamos a respeito da importância de se manter um contato vitalício com o cliente, hoje vamos falar sobre uma questão que não pode de forma nenhuma ser desprezada pelos vendedores, que é a questão da aparência.Vejamos por que a aparência é tão importante , em que ela pode influenciar.
- A primeira impressão é a que fica Isso é uma realidade na vida de todas ou na maioria das pessoas, as primeiras coisas procuram marcar mais, geralmente as pessoas não costumam esquecer suas primeiras experiências independente da área que seja, exemplos como: o primeiro emprego, o primeiro carro, a primeira casa, a primeira promoção em uma empresa, o primeiro colégio, enfim tantos as coisas boas como as ruins, quando ocorre pela primeira vez costuma ficar marcado na mente das pessoas. Por isso quando o cliente entra em uma loja pela primeira vez, é de extrema importância que ele tenha uma experiência agradável, pelo fato de isso ficar marcado, eu lembro até hoje de um senhor que aparentava ter uns 50 anos em uma padaria, eu tinha ido comprar pão, este senhor me atendeu tão bem, que eu nunca mais esqueci, a pessoa pode até esquecer por um tempo enquanto não se toque no assunto, mas se alguém começar a falar de bom antendimento vou logo lembrar desse dia, naquele dia sai muito feliz pelo fato de ser tratado tão bem naquela padaria, isso ficou marcado. E com a aparência do vendedor não é diferente, se um cliente entrar em uma loja, e ver um vendedor mal vestido, isso pode lhe causar uma certa averção, e muitas coisas ruins pode lhe passar pela cabeça, de igual modo a aparência do estabelecimento pode influenciar e muito, geralmente as pessoas se sentem mais confortáveis em um ambiente mais bonito, mais bem organizado ela está vendo coisas agradáveis aos seus olhos e isso causa um certo conforto. Então quando há uma preocupação de se cuidar da aparência com o intuito de gerar uma boa impressão, isso conserteza vai funcionar e muito bem.
- A loja No caso se o produto ou serviço esta sendo oferecido em uma loja ou estabelecimento, a primeira coisa que as pessoas vão olhar é para a faixada, dependendo de como está o cliente nem entra, pois isso passará um impressão de relaxamento, de desleixo, e gera uma certa desconfiança no cliente, portanto preparar o ambiente com um visual agradável tanto externo como interno, conserteza isso vai contruibuir e muito, para o sucesso desse negócio.
- O vendedor Imagina o cliente entrar em uma loja ou estabelecimento e dá de cara com um cara barbudo, roupa amarrotada, cabelo mal penteado, enfim é mais uma prova de que se o vendedor é daquele jeito, que tipo de instrunção e preparação ele esta recebendo da empresa? Isso é uma experiência péssima para o consumidor, já ao contrário uma roupa bem passada, barba bem feita cabelo bem penteado ou cortado, vai gerar uma outra visão para este cliente, isso vai lhe passar mais confiança, os vendedores de bala por exemplo vendem mais quando estão bem vestidos, uma pessoa que vende determinado produto na rua quando bem vestido transmite mais confiança para o comprador, uma pessoa mal vestida, pode causar até uma dúvida quanto ao proceder da mercadoria, pense nisso. Toda atividade que envolve contato com o público a boa aparência é fundamental. O vendedor pode não ser dotado de boa aparência física, mas isso não o impede de cuidar da aparência, isso precisa ser uma regra, precisamos cobrar isso de nós mesmos sempre que tivermos a oportunidade de ter contato com um cliente, não esquecendo da higiene corporal, pois isso também faz parte do pacote, ficar bem vestido porém com odores desagradáveis, nenhum cliente merece isso, portanto que cada vendedor venha zelar pela aparência do mesmo modo os lojistas com seus estabelecimetos, pois uma má aparência além de gerar uma série de impressões ruins para o cliente ainda vai gerar má fama, de maneira que este cliente nunca vai indicar outros, vamos fazer o melhor possível nesta questão, por que isto também contribui e muito para o sucesso.
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