Aprenda a vender mais e melhor parte 4

11:18:00 conselheirocristao.com.br 0 Comments

No artigo anterior foi abordada a questão de se trabalhar com o produto que gosta, para que dessa forma mais vendas sejam concretizadas.
Agora vamos falar sobre a questão do contato com o cliente, algo de suma importância e que não pode ficar fora da mente de um vendedor.
Uma vez que você teve contato com a pessoa pela primeira vez, esta é uma grande chance, uma grande oportunidade, de se manter um contato vitalício, e nesta questão não importa se o cliente comprou ou não o importante é não perde-lo de vista, isso pode gerar ótimos resultados a longo prazo.
Para aproveitar bem esta oportunidade recomendo que você leia este artigo(Aprenda a vender mais e melhor parte 2), pois tem dicas preciosas para o primeiro contato com o cliente.
Depois de seguir as regras do artigo artigo(Aprenda a vender mais e melhor parte 2)) você precisa agora formar um contato vitálicio com esta pessoa, ou seja fazer com que ela se torne seu cliente.
A melhor forma de fazer com que uma pessoa se torne o seu cliente vitalício, é mantendo um contato constante com ela.
Veja estas dicas importantes.
  • Anote todas as informações possíveis do cliente, como: telefone residencial, celular, endereço, rua onde mora, e-mail, msn, skype, data de aniversário, se possíel anote até aquilo que ele gosta, quanto mais informações você tiver dessa pessoa, mais fácil será para você manter um contato vitalício, se porventura um dia não puder entrar em contato pelo número de celular por exemplo, você pode lhe mandar um e-mail, se por e-mail não for possível por algum motivo, você tem o msn e assim por diante
  • Procure manter um clima de amizade
  • Isto é muito bom, pois você realmente pode ganhar mais do que um cliente pode ganhar um amigo esse cliente será fiela você, e quando ele pensar em comprar um produto que você trabalha, conserteza não comprará em outro lugar sem antes perguntar se você tem o produto.
  • O dia do anivesário
  • É de extrema importância que você entre em contato, com o cliente no dia do anivesário, por isso que é importante anotar, dessa forma se entra em contato e parabeniza o seu cliente, se possível mande um produto de presente, isso fortelecerá ainda mais o relacionamento entre o vendedoer e o cliente, pois o mesmo verá que tem importância para você.
  • Nunca fique muito tempo sem entrar em contato
  • Procure não ficar muito tempo se entrar em contato, pois você pode cair no esquecimento, não que o cliente queira esquecer, mas os compromissos diários, os problemas do cotidiano, o trabalho, as diversas responsabililidades contribuem para o esquecimento, lembre-se "só é lembrado quem é visto".
  • O e-mail
  • Aproveite ao máximo esta grande ferramenta que é o e-mail, sempre mande ofertas exclusivas para os seu cliente, lançamentos, e aproveite para em um momento oportuno agredecer ao cliente por fazer parte de sua clientela, seja moderado na questão do e-mail, quanto a promoções e lançamentos é bom que sempre mande uma mensagem para o cliente para que ele fique por dentro de tudo.
  • O telefone ou celular
  • Quanto ao telefone ou celular é bom ligar se realmente for necessário, pois não é bom ficar ligando o tempo todo para a pessoa, isso pode incomoda-la.
  • Endereço
  • No caso só por questão de entrega mesmo.
  • Msn
  • O melhor e que é deixar o cliente puxar a conversa, caso contrário não mande nehuma mensagem, pois ela pode estar digitando ou falando com muitos amigos e pode não querer saber de vendedor nesta hora, a não ser que você já tenha intimidade com o cliente para entrar na conversa. Sobre este assunto que acabamos de abordar é importante que se coloque em prática, manter contato com o cliente pode gerar vendas tanto a curto como a médio e longo prazo, ainda que não tenha interesse pelo seu produto hoje, poderá no mes seguinte precisar, e como você esta sempre em contato, certamente o cliente irá lhe contactar pelo fato da sua presença ser constante.
  • E-mail específico
  • Um ponto muito importante e que conserteza gera resultados é ter um e-mail específico cujo objetivo seja facilitar a vida do cliente, onde ele possa tirar suas dúvidas, fazer reclamações, enviar sugestões etc, pois muitos quando não puderem entrar em contato por telefone, por qualquer motivo que seja, o e-mail é uma exelente alternativa, portanto além do e-mail da empresa é bom que se tenha um expecífico somente para essas questões indicadas acima, isso ajuda o cliente e fortalece o contato com a empresa, desse modo não você que entra em contato e sim o cliente, e uma vez que o cliente entra em contato seja para reclamar ou dar sugestoões a maneira de responder a este cliente será crucial, ao responder faça-o da melhor forma e o mais rápido possível, dessa forma você conquista o cliente.
Erros que devem ser evitados
  1. Mau atendimento
  2. Falar com ironia
  3. Desligar o telefone na cara do cliente
  4. Demonstrar falta de paciência
  5. Não responder o e-mail
  6. Não cumprir com prazos estabelecidos
  7. Marcar visita e não ir
  8. Não trocar o produto com defeito
Isso e muito mais enfraquecem o contato com o cliente, por causa disso e por outras coisas, o cliente pode nunca mais querer voltar, e nunca mais entrar em contato, ainda que precise do produto de tal empresa, certamente ele vai procurar outra que sastifaça as suas exigências, e por consequência muitas vendas deixarão de ser geradas.
Analize estes pontos importantes e aproveite para usa-los da melhor forma possível, para que desse modo o cliente seja fiel a você e continue comprando por muito tempo.
Mande a sua sugestão caro leitor, saiba que a sua palavra é importante, seja bem vindo.

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