Suporte ao cliente é fundamental
Quando se tem uma empresa grande ou pequena, onde um serviço é oferecido, como Internet Banda Larga por exemplo, uma das coisas que esta empresa precisa priorizar é a questão do suporte.Infelizmente muitas empresas, sejam pequenas médias ou grandes pecam nesta área que é de extrena importância.
O cliente precisa estar sempre satisfeito com o serviço oferecido, e quando não é necessário que se saiba o motivo, a razão e circunstância que esta causando a insastifação do cliente, para que dessa forma fique claro qual é o real motivo do problema.
O que vem a causar a falta de suporte da empresa em ralação ao cliente?
1- Insatisfação - Uma das piores coisas que podem acontecer ao cliente que usa Internet Banda Larga e ele ter dificuldade de usar o tal serviço.
Ninguém quer pagar uma serviço que não está usando, ou que está apresentando problemas diversos, neste caso a insatisfação do cliente será sanada quando ouver suporte por parte da empresa que resolva e eventual problema.
2- Aborrecimento - O cliente fica aborrecido quando está com problemas e não existe ninguém por parte da empresa que possa resolver o mesmo.
O aborrecimento ocorre, quando o cliente entra em contato com a empresa, relata o problema e não é atendido da forma que deveria ser ou recebe pouca ou nenhuma atenção ao seu problema.
O cliente fica aborrecido, quando a empresa marca uma visita e a visita nunca chega, e o prazo estabelecido pela própria empresa afim de resolver o problema do cliente não é cumprido.
O aborrecimeto do cliente desaparecerá quando por parte da empresa for enviado o suporte, ou seja um técnico para resolver o problema do cliente, levar o relatório do problema para a empresa, e a empresa solucionar o mesmo.
3- Falta de pagamento- Um cliente aborrecido e insatisfeito fará com que ele venha negligenciar o pagamento trazendo transtornos tanto para empresa como também se for o caso para o próprio cliente, pois como foi mencionado linhas acima o cliente não se sentirá obrigado a pagar um serviço que ele não está fazendo bom uso, se no caso realmente o problema vem deste serviço oferecido pela empresa.
O que causa a falta de suporte para a própria empresa?
1- Falta de qualidade- Isto é algo constrangedor para qualquer empresa, ou seja, a falta de qualidade, pois não tendo suporte o serviço é desqualificado, o produto pode ser até bom, mas se não houver acompanhamento pode ser considerado ruim.
2- Falta de conhecimento - A empresa não terá conhecimento do que está se passando com seus clientes pois o suporte não traz as informações necessárias para a empresa, causando problemas para a mesma, uma vez que a empresa não tem conhecimento do que está ocorrendo fica complicado resolver qualquer questão em relação ao serviço, os clientes permanecendo com problemas sem a empresa saber isto causará por consequência uma série de problemas para a empresa. O pessoal do suporte pade solucionar esta questão levando um relatório completo de tudo o que esta se passando com os clientes desta empresa que esta oferecendo o serviço.
3- Perda de Clientes- Será quase impossível não acontecer a perda de clientes que não estão recebendo a devida atenção em ralação aos problemas que estão ocorrendo com o serviço oferecido.
O cliente precisa de atenão, precisa ser respeitado, precisa ser acompanhado constantemente para que o mesmo possa usufruir o máximo do que ele está pagando para usar, uma vez que isto não ocorra certamente muitos cancelarão o serviço, e procurarão uma empresa que possa melhor servi-lo, uns podem até voltar uma vez que a empresa consiga contornar a situação, caso contrário nunca mais estes clientes voltarão.
Prejuízos Os prejuízos podem ser grandes a medida que os clientes vão desaparecendo e as despezas da empresa permanecem, isto poderá até mesmo levar a mesma a falência. Para que isto não ocorra um bom suporte é fundamental para que a empresa continue crescendo e os prejuízos sejam menores.
Em que consiste o suporte?
Atendimento ao cliente por telefone-
A empresa disponibiliza um telefone para contato, com o objetivo de receber reclamações e sugestões do cliente.
Lembrando que o telefone é simplesmente para atender o cliente para um pré atendimento, pois dependendo da reclamação o suporte deverá ir até a residência do mesmo, a não ser que haja possibilidade de o problema ser resolvido por telefone mesmo, neste caso seria uma excessão.
Neste caso o cliente precisa ser bem atendido e o telefone precisa estar funcionando perfeitamente para que se evite aborrecimentos por parte do cliente.
Visitas periódicas a residência do cliente- Sendo possível e dependendo do serviço oferecido, alguém do suporte deverá ir a residência do cliente para saber como esta o grau de safisfação deste, e coletar informações caso o cliente esteja com alguma dificuldade, isto é de extrema importância pois se o cliente não puder entrar em contato por telefone, ainda assim não deixará de ser atendido.
Suporte qualificado- De nada adiante também a empresa contar com o serviço de suoporte ao cliente, se este for desqualificado, não atendendo as exigências da empresa, na verdade neste caso é como se o suporte não existisse, e se as pessoas que fazem este serviço não estiverem preparadas para o mesmo, isto acarretará em consequências ruins podendo dessa forma comprometer a empresa, passando uma imagem antiprofissional.
Coisas que o suporte não deve fazer
1- Passar uma imagem ruim da empresa para o cliente.
Uma vez que o profissional trabalha para empresa, o mesmo deve zelar pela reputação da mesma, e não tentar prejudica-la, isto é anti-ético, e mostra que a pessoa não está preparada para exercer a função.
2- Ser rude com o cliente.
Isto é inaceitável, uma vez que a empresa depende do cliente para sobreviver, o mesmo dever ser bem tratado, respeitado e compreendido.
3- Enganar o cliente
Jamais a empresa deve tentar enganar o cliente, visto que este é necessário a empresa, para o sustento da mesma, o cliente precisa ser considerado, precisa ser visto como a chave do sucesso para a empresa, se o suporte não puder por exemplo, resover o problema do cliente de imediato é melhor usar de sinceridade com o mesmo e não tentar em hipótese alguma engana-lo.
O suporte ao cliente é fundamental e precisa ser levado a sério, e você caro leitor enfrenta algum problema nesta área? esta feliz com o serviço que esta usando? De a sua opinião, deixe a sua sugestão, pois a sua palavra é muito importante.
Até mais e semja sempre muito bem vindo a este blog.
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