Aprenda a vender mais e melhor parte 2
No artigo anterior a este, foi tratado aqui sobre a importância da divulgação e alguns erros que os vendedores devem evitar, para que dessa forma a divulgação tenha resultado muito melhor.Agora vou falar sobre a relação cliente-vendedor, algumas coisas que pode ajudar na hora de vender um produto.
Quando se está frente a frente com um consumidor, esta é a hora crucial para se concretizar a venda, porém alguns erros podem atrapalhar a venda e o que é pior, o cliente não querer mais voltar a comprar com o tal vendedor.
Antes de começar a falar aqui sobre coisas importantes em relação a venda, é bom que o vendedor se coloque agora no lugar do cliente, imagine como você gostaria que o vendedor lhe tratasse, como você gostaria que ele lhe falasse sobre o produto que você deseja, a melhor forma de você ter sucesso com um clinete é se colocando no lugar do clienete, nunca se esqueça disso.
Vejamos então alguns tópicos importantes:
A necessidade do cliente em primeiro lugar
É importante frisar bem aquilo que sastifaça a necessidade do cliente, neste momento você deve esquecer a venda, talvez você me pergunte:
Como assim esquecer a venda? É isto mesmo você precisa esquecer a venda e focalizar a necessidade do cliente. Digo isso porque na hora de vender um produto muitos vendedores ficam preocupados somente com a comissão, ficam loucos para vender o produto mais caro para o cliente não se importando com a necessidade do mesmo.
A grande questão é que muitos consumidores percebem isso no vendedor, e conserteza a venda não vai ser realizada, da mesma forma também muitos compradores percebem que realmente o vendedor esta querendo ajuda-lo dessa forma a venda é certa.
Deu para perceber a diferença? Assim você ganha muito mais, vende mais e tem mais comissão, nesta hora a sinceridade em querer sastifazer o desejo do cliente é crucial, e fazendo assim o cliente poderá até se tornar o seu amigo e por consequência comprará sempre com você, portanto não se esqueça disso, jamais se esqueça disso, anote se preciso em um papel, a necessidade do cliente em primeiro lugar, quando você visa aquilo que o cliente realmente precisa, a venda acontecerá conserteza, e se não acontecer ali no momento talver por não ter aquilo que o cliente realmente almeja, ele virá outra hora atraz de você.
Talvez você me pergunte e como faze para descobrir o que realmente o cliente quer?
Para isso basta que você pergunte a ele, ninguém melhor do que o cliente para saber o que realmente precisa, faça perguntas simples e consizas até detectar o que realmente este consumidor está querendo.
Conheça o produto que você está vendendo
Não tem coisa mais ridícula do que um vendedor que não sabe o que está vendendo, na verdade este não é vendedor e sim um amador. Se for escolher esta profissão é melhor que esteja determinado a conhecer o produto que está pretendendo vender, se não meu amigo, vai ser uma frustração das grandes trabalhar com produtos sem saber nada sobre o mesmo.
Para se evitar decepções e outros acontecimentos desagradáveis, procure sempre ficar informado do produto, leia sobre ele, estude, as vezes em poucas linhas lidas você ja começa a entender e conheçer o produto.
Quando se vai vender um tênis por exemplo, é necessário se saiba o máximo sobre ele, como: Se serve para caminhar, se é melhor para corrida, procurar conhecer a tecnologia da sola do tênis, saber de que material é feito, o tipo de palmilha, quanto mais você souber sobre o tênis melhor, isso vai passar uma confiança muito grande para o cliente, e conserteza ele só vai querer comprar com você.
Certa vez um consumidor perguntou para mim tudo sobre um determinado tênis de corrida, e nenhuma pergunta dele ficou sem resposta, isso porque algumas horas antes eu tinha estudado tudo sobre este determinado tênis, e o resultado foi venda na certa, e este mesmo cliente disse que tinha perguntado para outro vendedor em um outra loja, e ele disse que perguntou sobre uma borracha preta que tinha na base do tênis, e o rapaz respondeu pra ele que era a sola, sendo que na verdade era o anti-derrapante, rsrsrs, o cara deixou de comprar com este vendedor, portanto evite estes vexames e conheça bem o que você esta vendendo.
Tire todas as dúvidas do cliente
Para que isto ocorra com sucesso leia o tópico acima, o segredo nesta questão é conhecer o produto.
Nunca tente enrolar o cliente
Existem muitos vendedores que na ganância do dinheiro somente, acaba enganando o cliente e vendendo aquilo que ele não precisa, vende só porque a mercadoria é mais cara, pra que vender um tênis de corrida se o cliente quer um para caminhadas leves?
Não haja dessa forma, você pode se dar muito mal um dia.
De o melhor atendimento que puder
Todo mundo gosta de ser bem atendido, bem tratado, isso é fato, muitas pessoas não voltam mais para determinados lugares por que não são bem atendidas, sentem que foram tratadas com desprezo, isso é muito ruim, eu mesmo já fui tratado assim, e não é nada bom, já fiquei sem ir a determinados lugares por causa disso, e já fiquei com vontade de ir à uma determinada padaria todos os dias, por causa do atendimento de um senhor, que me tratou super bem, para que se tenha sucesso no atendimento basta que se trate a pessoa como você gostaria de ser tratado, neste caso vai dar tudo certo.
Veja o que envolve um bom atendimento
- Um belo sorrizo Isso é muito importante geralmente um sorrizo é retribuido com outro, e deixa o consumidor mais a vontade, ele se sente num ambiente mais agradável e amigável.
- Paciência Tenha paciência, isto é fundamental, muitas pessoas são confusas e algumas podem gostar de mais de um produto e ficar com uma grande dúvida, nesta hora é necessário paciência.
- Saiba ouvir O vendedor tem que ser todo ouvidos, se o cliente quer falar deixe ele falar, aproveite e vá pescando alguma coisa que facilite a sua vida e a do comprador, geralmente as pessoas gostam de ser ouvidas, e como se elas estivessem "colocando tudo para fora" se algum cliente começar a falar da vida pessoal para você ouça, se ele pedir a sua opinião e alguma coisa relacionado ao assunto de a sua opinião, isso cria uma relação amigável entre você e o cliente, isso é muito importante saber ouvir o cliente Isso e muito mais envolve o bom atendimento, é mais do que necessário.
Caso queira deixar mais sugestões sobre relacionamento cliente-vendedor, deixe seu comentário abaixo, a sua palavra é muito importante.
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